Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

TuRmInHa dA FiSiO



Total de visitas: 126351
SAUDE MENTAL - 21/08

SAUDE MENTAL
21/08/06


PRÉ-HISTÓRIA
Logo q o homem deixa de ser quadrúpede e passa a ser “homem”,aparecem formas rudimentares do homem tentar entender a natureza e a forças q incidiam sobre ele e o colocavam a mercê da natureza do tempo e dos animais. Essa época é chamada de preder lascada.

As 3 eras mais importantes do começo da historio do homem são chamadas de:
· Paleolítico inferior (pedra lascada): assim chamada pq usavam lascas de pedra como armas rudimentares, pra caçar; nessa era o homem já vivia em grupos rudimentares (sem organização).
· Paleolítico superior (pedra polida): primeira especialização do cérebro humano pq começam a polir as pedras, ou seja,começam a dar funções para as pedras, eles já tem objetivos e funcionalidade para o q querem; primeiro mov q o homem faz com q a natureza o serva. O homem começa a dar intencionalidade para suas ações; começam a aparecer as 1º tigelas, pontas de lanças, colheres. Nessa época os grupos eram nômades, paravam em lugares diferentes ao longo dos anos onde tinha oferta de água e alimento, eles não produziam nd.
· Cultura neolítica: é a cultura onde os grupos começam a ser determinados por caças; estrutura de grupo mais organizada. É na instituição do grupo q nasce o misticismo ( o ser místico é 1 forma de entender e explicar fenômenos q a principio não tem explicação), começamos a perceber q junto com a instituição dos grupos mais organizados, o aparecimento da necessidade de se explicar pq chovia...tudo isso era voltado para os céus, eram forças sobrenaturais do céu q justificavam 1 tempestade (por ex). junto com isso aparecem as 1º tentativas de família, agricultura e domesticação de animais; o homem começa a sua gde característica de agregador, já q ele não pode viver sozinho ( isso pq 1 ser humano sozinho não é suficiente pra suprir suas necessidades); eles percebem q o grupo era mais eficiente pra lidar com as condições da natureza etc. Esses grupos vão crescendo, se multiplicando, se organizando até q chegamos na cultura Egípicia.

CULTURA EGÍCPICIA
É extremante impor pq é tida como berço das organizações sociais, matemáticas, culturais e religiosas da nossa vida moderna, é através dessa cultura q nascem os conceitos mais antigos q temos, em termos de sist de governo, influencia da religião, conhecimento cientifico e da interpretação dos sonhos.
Os egípcios organizaram sociedades, estabeleceram q os mais intelectuais os mais fortes em termos de cultura ficavam nas castas superiores, os menos intelectualizados,menos desenvolvidos ficavam nas castas inferiores (escravos). Já q os intelectuais não trabalhavam, tinham por obrigação pensar; pensavam em formas de organizar melhor a vida da comunidade, e de viabilizar progressos, eles queriam crescer, então nasce o sist de governo, e o grupo de conselheiros q era dado pelos Xamã (era o conselheiro religioso, era o sacerdote da época, ele fazia toda orientação filosófica do governo através dos seus conhecimentos da natureza). O Xamã detinha o poder da religiosidade do grupo, da organização do Estado (da ordem filosófica – ex: vamos ou não plantar?),da saúde das pessoas especialmente das castas superiores.São os responsáveis pelo desenvolvimento cientifico.

O homem vai se desenvolvendo, e ao longo dos séculos vão aparecendo outras civilizações, culturas, q contribuem muito mais para o desenvolvimento do ser humano.

CULTURA GREGA
2º cultura mais impor depois da egípcia.
A eles se concede o titulo de criadores das cidades, como formas organizadas de se morar, conviver e de se proliferar no sentido de crescer, eram uma cultura q montavam cidades no sentido de povoar toda extensão de terra q conheciam. Para q isso desse certo, desenvolveram um tipo de governo – a democracia (o q temos hj no país). A filosofia era parceira e aliada da religião, o sacerdote grego fazia isso.

Filosofar: pensar
Para ser filosofo é preciso ser gde pensador de 1 todo, pensar como um todo funciona, no comportamento das coisas, e a partir daí tentar descrever o fenômeno, entender o comportamento.

Na Grécia ocorre a 1º separação formal entre a religião e os filósofos, pq até então tudo q era o conhecer da sociedade estava nas mãos do sacerdote (Xamã). Começaram a fazer 1 escola de pensar, e mudam os rumos da sociedade da época. Toda a Psicologia, e toda forma de encarar os governos, a política (é um jeito de pensar e agir) vem das leis universais estabelecidas desde a Escola de Mileto (pelos gdes filósofos) e pelos achados de 3 gdes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Além deles determinarem um jeito de pensar (política, cidade, sociedade, organização da democracia) influenciaram diretamente no conhecimento da psicologia q nasce da filosofia na figura dos 3 maiores filósofos da civilização grega. A 1º tentativa de organizar a psicologia qto ciência, vai nascendo desde a escola de Mileto.
A gde contribuição do Sócrates, ele diz q: pra entender o q existe fora de nós, precisamos entender 1º o q está dentro, ou seja, “Conhece-te a ti mesmo”.Ele acredita q se a gente se conhecesse, a partir do auto-conhecimento, conheceríamos o q esta fora de nós; dizia q o ser humano era a medida universal de todas as coisas, q só existiam pq o homem existia.
Descendendo de Sócrates, o Platão foi dos mais aplicados alunos de Sócrates; Platão descorda de seu mestre; Sócrates dizia q hipócrita é o aluno q não supera seu mestre.
Platão vai dizer q o homem não é a medida de todas as coisas, não é suficiente conhecer a nós mesmos pra conhecer o q está fora, o q é suficiente é o q se observa da idéia. A idéia é o principio universal de tudo q existe, ela vem das pistas q recolho da realidade q eu vivo (fazemos isso o tempo todo).
Idéia é 1 unidade imaterial (não é palpável), transcendente (se modifica incessantemente) e eterna (toda idéia qdo surge, surge pra eternidade).

O universo na Grécia Antiga existia através das idéias.

Vindo de Platão parece o 3º filósofo - Aristóteles

Idéia: é aquilo q se pensa sobre as coisas. As coisas existem através da idéias q temos dela.

Escola de Mileto: Mileto era uma cidade grega onde se reuniam de forma mais organizada pela 1º vez os filósofos da época. Dessa escola saiu Sócrates e Tales de Mileto.

Aristóteles foi o filosofo q orientou Alexandre o gde nas suas conquistas.
A contribuição do Aristóteles: nem o homem é a medida de todas as coisas, nem as idéias; mas a medida de todas as coisas são as sensações (é o conj formado pelo homem q é um todo e q pode ser entendido entre corpo e alma); ele é o pai verdadeiro da psicologia corporal e da psicossomática.
Qdo entendemos q o homem não pode ser divido em sist corporais q adoecem e mente, mais ao contrario ele é um todo, nos remetemos à teoria das sensações de Aristóteles, onde o copo é a matéria q vemos, tocamos, e q tem a potencialidade do ser humano, nascemos com o corpo q vai ser o gerador das nossas possibilidades. Juntamente com o corpo tem a alma, q é quem molda o corpo, ele chamava a alma de enteléquia ( q vem de pensamento, idéias, ideais, da ação do pensamento).
A teoria das sensações admite q o ser humano é composto por 1 corpo q é a sua potencialidade na vida, da alma q dá forma a esse corpo através da enteléquia, ou seja, do pensamento q é regido pelas paixões e pelos apetites.

Paixão: dor e prazer ao mesmo tempo, q gera uma catarse (quebra profunda de um padrão de pensamento q gera mudança; ela faz com q a gente se modifique num pensamento , entendimento, sentimento; geralmente ela vem de um jeito violento).

Essa catarse qdo é de integração, através do prazer e da dor, vai gerar 1 estimulo criador; qdo consigo ter 1 catarse, crio algo novo pra minha vida, e gero em mim um prazer sensual, é 1 satisfação e plenitude q transcende ao prazer físico, é 1 prazer espiritual.
Ex: se o mundo acabasse nessa hr, nd mais teria importância, pq me bastei – isso é a catarse de integração pelo prazer espiritual.

A paixão 2º Aristóteles é 1 expressão da alma, q tb tem apetites q são as nossas fomes;
Ex: fome do saber , de crescer
Aristóteles diz q temos fomes sensuais, q tem haver com os nossos sentidos de proteção, dividir com alguém.
Ex: em algum momento da vida dou td por 1 abraço.

Quais são as nossas fomes instintivas?
Tudo ligado à sobrevivência – comer dormir, excretar

Ainda temos fomes racionais ou da vontade; racional é aquilo q temos qto individuo + nosso costumes (q é sociedade, cultura). Nossa fome, apetite, mudam de acordo com a sociedade q vivemos.

A partir desses 3 filósofos as escolas de psicologia se diferenciam, vão se armando de formas de pensar, terapêutica (fazer com q o outro trilhe o caminho q quero, é um procedimento pra q o individuo seja levado naquela direção).
Td isso se prolifera e cai no ostracismo.

CRISTIANISMO: aparece como 1 forma de determinar comportamentos e condutas, e rapidamente eles descobrem q 1 forma de determinar isso é fazendo com q o homem não pense. O cristianismo rouba o espaço da filosofia, cala a voz dos pensadores pra manter a sociedade sobre rígido controle moral.
Idade das trevas (santa ignorância): para manter o povo sobre o cristianismo eles queimam as bibliotecas, afugentam os filósofos, colocam os bispos, sacerdotes, papas lado a lado com os reis onde a igreja determinava as ações políticas dos governos e impedem q o homem se desenvolva (época de maior repressão).

A repressão é eficiente pra manter todos na ordem.

A partir da época dos descobrimentos com o advento do dinheiro, Iluminismo, os homens começam a inverter essa época de gde repressão e arrumam formas alternativas de se expandir – expansão econômica; então nascem todas as formas de ciência.

O doente e o louco sempre foram capazes de fragilizar 1 grupo; o doente, o louco aquele q não coopera, não se adapta, aquele q não promove ações de proteção pro seu gurpo sempre foi afastado, exceto os loucos manso (aqueles q eram entendidos na Antiguidade por aquelas pessoas q Deus falavam por eles).

Como começa a historia da loucura?
Achando q a loucura era 1 espírito q entrava pela cabeça, a loucura sempre esteve na cabeça desde q o homem é homem, e a cabeça era trepanada para q o espírito saísse.
A trepanação funcionava pq pegava córtex sensorial, área do comportamento.

Na Pré-história a dça mental era 1 crise no sist mágico-religioso, era a quebra de tabu, omissão das obrigações rituais