Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

TuRmInHa dA FiSiO



Total de visitas: 126283
AVE - 20/08


NEUROLOGIA
20.08.06
AVC OU AVE
É um evento e não 1 dça, é 1 rápido desenvolvimento de sinais; ocorre num determinado momento e após ele o pcte tem determinadas seqüelas.

DEFINIÇÃO POR TEMPO (todos são isquêmicos e não hemorrágicos) :

· AIT: Qdo ocorre um avc q dura menos de 24 hrs é chamado de ataque isquêmico transitório (AIT), é um aviso; quer dizer q em algum momento algum dos vasos ficaram bloqueados e o fluxo sgneo em alguma região do cérebro foi danificado. Porem o corpo se recuperou e a função voltou pouco dias depois. A alteração dura pouco tempo e as seqüelas tb. O gde problema é q AIT precedem AVC isquêmico.

· Qdo durar de 24 hrs a 3 semanas é chamado de déficit neurológico isquêmico reversível, é 1 avc leve q não gera seqüelas motoras, sensoriais ou funcionais. Esse pcte em geral não precisa de fisiot. O pcte tem isquemia.

· Avc: os pctes precisam de fisiot; as seqüelas duram mais de 3 semanas, e tenho imagens de lesão cerebral q podem ser vistas na tomografia.

ALTERAÇÃO NEUROLOGICA DEPENDERÁ:
· Local: dependendo do local vou ter déficit motor, sensorial, ou só de memória, de fala, visual
· Tamanho: qto >, > o bloqueio funcional
· Hemisfério cerebral atingido: algumas funções só existem num determinado hemisfério.

Trabalhamos na perda, não no avc em si.

A capacidade do pcte de aprender fica comprometida na maioria das vezes.

O pp AVC é 1 fator de risco para o pp AVC, isso pq pra q ele aconteça é preciso de 1 série de fatores cultuados durante a vida.
Um pcte com ateroma, tem essa patologia em diversos vasos, por isso outros vv e sist tb estão comprometidos podendo levar a 1 novo AVC.

FATORES PRÉ-DISPONENTES
AVC em geral não é acidental, o pcte vai criando condições pra q isso aconteça.

· Hipertensão: maior fator de risco pra avc isquêmico, já para o hemorrágico só qdo a pressão for descontrolada. Acima de 160,50x90mmhg é um risco de AVC. Qdo a PA se eleva muito o risco > é AVC hemorrágico, qdo ela eleva e se mantém crônica tem > risco de AVC isquêmico.

· Comprometimento cardíaco: cardiopatias, patologia q vão levar ao erro de funcionamento cardíaco, pq cd vez q o coração funciona de forma desregrada, altera o fluxo sgneo, o q é um risco pra AVC. O tec cerebral não sobrevive sem O2, ele precisa de irrigação sgnea a todo tempo.


· Inatividade física: pq favorece a instalação de placas de ateroma


· Nem sempre é necessário q o pcte fumo 3 maços por ida, 10 cigarros podem fazer a pré disposição


· Uso de anticoncepcionais com o tabagismo:é 1 fator explosivo em mulheres de 35 até 45 anos. AVC com mais de 35 anos não estão ligados a malformação muita vezes, podem estar ligado à esse fator.


· Uso de anfetaminas com cigarro


· Enxaqueca pq faz alteração circulatória


· O estrógeno protege a mulher de AVC, a falta desse hormônio tira à proteção q a mulher tem, por isso o maior risco de avc é na menopausa.

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

1-) AVC isquêmico: são infartos cerebrais q ocorrem por bloqueio da circulação, isquemia do vaso; quase não estão ligados a malformação de vv, é muito mais 1 evento cultuado por anos.

SUBDIVISÕES DO AVC ISQUEMICO:

AVC ATEROROMBÓTICO: tenho uma diminuição da luz do vv superior a 50%, em geral 1 placa de ateroma.

CRITÉRIOS SUGESTIVOS DE 1 AVC ATEROTROMBOTICO:
SINAIS CLÍNICOS SUGESTIVOS DE AVC ATER:
· Trombose da carótida
· Antecedente de AIT q vai dar bloqueio parcial da luz do vaso.
· Infarto do miocárdio, já q eles acontecem por deposição de gordura nas aa.
· Tomografia existe sinal de lesão

Todos os avcs isquêmico têm inicio mais lento do q o hemorrágico; o avc isq apresenta perda de função mais lenta do q o hemorrágico. Geralmente o avc isq não apresenta perda de consciência, apresenta perda de função q demora algumas hrs, o pcte acorda com o braça dormente, boca torta, fala enrolado,frequentemente alguém da falia olha e avisa, demora algumas hrs pra se instalar pq em geral o bloqueio do vaso precisa de um tempo pra causar a lesão. Já no avc hemorrágico, o pcte desmaia, perde a consciência, faz elevação de PA, acorda sem função no lado acometido.

AVC – INFARTO LACUNAR: restrito a um vaso ou poucos vasos

O pcte apresenta síndrome lacunar (essa sd atinge vasos específicos):
· hemiparesia motora pura,q é a perda de movimentação de um hemicorpo
· O pcte só faz uma disfunção sensorial (déficit de sensibilidade exteroceptiva e proprioceptiva) e não motora.
· Hemiparesia-ataxia: o pcte tem diminuição da qualidade do mov com disfunção de coordenação
· Sd disartria-mão: faz alteração de fala com ms

O tamanho q determina se é um aterotrombotico (> q 1,5cm) ou lacunar (< q 1,5).

EMBOLIA CEREBRAL DE ORIGEM CARDIACA:

A irregularidade nos batimentos cardíacos produz bolhas, êmbolos; pode ser descolamento de trombo ou uma bolha. O problema é o q os vv cerebrais são de < calibre por isso o embolo bloqueia o vv.

Transformação hemorrágica é um bloqueio do vv q faz aumento de pressão local, o q rompe o vaso, fazendo avc hemorrágico.
Nem sempre tenho alterações sensitivo-motoras em todas as áreas bloqueadas. Posso ter ver vários pontos comprometidos, mais só tenho disfunção em 1 ou 2 pontos desses, pq q os outros pontos criaram uma forma de recuperação do tec, uma circulação colateral ou alguma subst de função.


Outras causas de avc, nesse caso o avc é secundário, tenho alguma patologia (ex: vasculite – inflamação de vv)

AVC HEMORRÁGICO

· Aneurisma: malformação dos vv (os vv tem capacidade de elasticidade), onde tenho em alguma área do vv uma perda de elasticidade, tenho a formação de uma bolsa (aneurisma) onde a parede é mais fina e sem elasticidade, e em algum momento ela rompe e o fluxo sgneo extravasa e faz um estrago.

Na fase da adolescência tenho aumento de hormônio e o coração muito forte com a circulação mais rápida.
O gde beneficio da idade no avc é q qto mais velho for o individuo mais lento é sua circulação. AVC em idoso ou é muito ruim, ou com poucas perdas, às vezes perdas imperceptíveis. O idoso pode ter uma formação de circulação colateral, circulação menos rápida. É o único beneficio com relação a idade, apesar do aumento da incidência, em geral são mais fracos. Já no jovem a ruptura de aneurisma, causa gde estrago, pq se da qdo o pcte esta com pouca idade. A ruptura do aneurisma é uma das maiores causas de morte no AVC, pq o extravasamento de sg é tão gde q se espalha pelo cérebro, faz uma disfunção gde q o pcte morre.

· Drogas: o uso de excitantes faz com q a PA se eleve.

· Perturbações sgneas: disfunção de coagulação, circulatória

· Tumor: pode tanto fazer o avc isquêmico qto o hemorrágico.no hemorrágico lê vai comprimindo uma área e aumenta a pressão intracraniana e faz com q aja uma ruptura de vv.

O AIT precede o avc isq, e não o hemorrágico.

Os sintomas se desenvolvem rapidamente, não necessariamente vemos avc em pcte so com PA elevada, tem alguns casos de elevação pontal da PA (o pcte teve um dia elevação da PA o q fez 1 avc hemorrágico)

AVC isq tende a melhorar lentamente, já os hemorrágicos tem o quadro inicial muito ruim e uma melhora mais acentuada. Isso pq no avc isquêmico o tec não é irrigado, e necrosa; esse tec necrosado se liquefaz e é fagocitado. No avc hemorrágico o evento não é pontal ( numa única região), tenho um extravasamento de sg (vasa por todas as partes), tenho uma gde área q não morre, mais q é comprometida num momento inicial. Essa área continua sendo alimentada, o q no caso do isquêmico não; esse sg é reabsorvido,tenho um retorno da função, por isso o quadro inicial é >do q ele realmente é no hemorrágico, e no caso do isq não. O problema do hemorrágico é sobreviver nos primeiros 30 dias, o índice de morte nesses casos é>, do q o isq.
Essa explicação resolve o prognostico, já q ele vai ser calculado de forma diferente no isq e no hemorrágico.

SUBTIPOS: AVC HEMORRÁGICO
· hematomas epidurais:são os mais externos.

· hematomas subdurais:

· hemorragia subaracnóidea:

· hemorragia intra-parenquimatosa (hipertensão crônica)



DESORDENS ASSOCIADAS - ALTERAÇÕES COGNITIVAS

A mais importante é a cognitiva onde tenho dificuldade de realizar tanto atividades tanto aprendidas, qto pra aprender.isso influencia memória, atenção, raciocínio, capacidade de absorção de absorção, marcha, avds, leitura, trabalho.
Se eu tenho 1 pcte q tem gde dificuldade de aprendizado na terapia posso repetir várias vezes a mesma coisa, ou seja, uma terapia com um pcte com déficit cognitivo vai ter nº reduzido de exercícios, alta repetição, e baixa diversificação.
Posso usar estratégias pra memória, oq vai fazer com q ele memorize os mov q ele memorize os mov q eu quero q ele tenha. Esse pcte só pode realizar marcha adequada se ele memorizar e automatizar esses movimentos.
Tenho q verificar se o cognitivo dele faz troca de informações comigo, se a forma como eu falo é absorvida por ele.tudo isso faz diferença no programa de tto.
Na terapia com um pcte com déficit de atenção olho no olho, diminuir o nº de informações no ambiente, diminuo as distrações do ambiente são estratégias para melhorar a falta de atenção.

DESORDENS ASSOCIADAS - ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS
Estão ligadas a localização e gravidade da lesão.

· Agitação: leva a agressividade, e a diminuição da atenção; para diminuir a agressividade posso usar o tom de voz, mexer com seus aspectos de saúde mental. Dependendo do pcte posso usar ou não o toque, diminuir o nº de pessoas. Com um tom de voz mais firme, não mais agressivo, posso controlar a agressividade, trazer o pcte para a realidade (não pode fazer isso).

DESORDENS ASSOCIADAS- ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM
Qdo o pcte não compreende o q eu falo, posso demonstrar.

Dificuldade da formação da palavra faz parte da afasia, de fala é do aparelho fonador. Não mexemos na alteração da fala, mais mexemos na musculatura. Na disartria posso fazer relaxamento na face q ajude a fono.
Disfonia é o enfraquecimento da voz,posso mexer na musc rep e fazer com q o pcte consiga jogar mais ar para fora e emitir mais voz.
O pcte com alteração de linguagem tem 2 alterações importantes:
1. não conseguimos entender o q eles falam
2. agitação com o fato de tentarem se comunicar e não conseguirem; a agitação pode aumentar tônus, alterar coordenação, atenção.

Desordens Associadas - Alterações de Alimentação
Temos digestão de alimento desde a boca, a tenho absorção e modificação do alimento pra ser corretamente absorvido desde a boca.
O pcte com distúrbio de alimentação tem distúrbio sistêmico, para melhorar capacidade circulatória, alimentar todo o sist.
É uma desordem imp pq altera outros sist, não só o digestório.
Não tratamos a disfagia, mais sim a pneumonia aspirativa q eles fazem.podemos ajudar a fono com a musc resp, com o pp processo de atenção pra fazer a deglutição, e tb na pneumonia aspirativa.

Desordens Associadas - Alterações Intestinais
Se o pcte não tem boa função intestinal, não tem boa absorção alimentar.
A constipação intestinal leva ao aumento de tônus, mal-estar, fadiga, dor abdominal, alteração as avds, dificuldade pra realização de exercícios (pq tem alteração de absorção de alimentos, estimulo de dor q faz com q o pcte pare de pensar no estimulo motor).
Podemos dar ênfase na terapia a musc abdominal e auxiliar no peristaltismo.

Desordens psíquicas: Depressão
Isso interfere muito na nossa terapia pq o pcte aprende menos qdo esta deprimido,o tto é medicamentoso junto com terapia.
Alteração do sono vai interferir na capacidade de concentração, atenção, e capacidade de aprendizagem da terapia.

EPILEPSIA VASCULAR
Acomete tanto os hemorrágicos qto os isquêmicos; pode ocorrer em qq fase pós-avc.É uma disfunção, uma complicação.

Existem 3 formas do avc evoluir pra pior:
1. qdo o pcte não se trata
2. qdo o pcte faz 1 novo avc
3. qdo convulsiona