Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

TuRmInHa dA FiSiO



Total de visitas: 126349
SAÚDE MENTAL - 14/09

SAÚDE MENTAL
14.09.06

Freud: a teoria do inconsciente de Freud é aplicada em qq lugar, a qualquer situação onde exista ser humano.
A psicanálise é uma metodologia q se utiliza de algumas técnicas para acessar, compreender,desenvolver, modificar o inconsciente e o consciente de 1 individuo.
Freud nasce na Europa na era Vitoriana (característica principal dessa época era a repressão sexual). Freud é o 7º filho homem de pais judeus q tinha algumas posses; quando ele nasce sua mãe decide q ele seria 1 sucesso,tudo q a sua mãe fazia era para q ele fosse um sucesso. Freud é enviado a Viena para fazer medicina.
Os casamentos nessa época eram todos arranjados, sempre haviam interesses econômicos, principalmente na sociedade real.
Freud começa sua carreira com a hipnose, mais ele percebe q a mesma não opera mudanças tão importantes no ser humano, portanto formula a descrição do aparelho psíquico.
O cérebro é a estrutura (físico), a mente é a função cerebral, mais o aparelho psíquico é além da função, isso pq imagens ainda não se localiza nas conexões neurais do cérebro.
O aparelho psíquico é o cérebro, a mente, e além, é aquilo q determina como é, qto é, pq é, q as nossas conexões cerebrais, processos mentais como memória, cognição, atenção, estímulos visuais, estímulos límbicos, dão sentido a nossa vida, e como o mesmo estimulo para pessoas diferentes vão gerar 1 impressão sobre o aparelho psíquico diferente.
A psicanálise vai tratar individualmente cd pessoa.
Freud morre no séc XX; ele influencia a evolução da sociedade; propõe 1 técnica terapêutica q vai fazer 1 profundo e demorado mergulho no mundo subjetivo individual.

Objetivo é o concreto, q existe aos olhos de todos
Subjetivo: é a nossa impressão, pensamento, opinião,, sentimento – é só nossa, tudo q se refere somente a nós.

Dados subjetivos de 1 pesquisa, é tudo aquilo q só qualifico, não quantifico.


Associação livre: se eu disser calor, cada um de nós vai pensar em algo diferente; associação livre é livre e individual, segundo Freud e Yung têm relação com a nossa biografia (ele diz q nascemos com 1 uma carga de memória q vem o nosso antepassado e da coletividade).

A analise dos sonhos nos leva a pensar no q aquele sonho significa para nós.
O pcte sonha, conta na sessão terapêutica o q sonhou, com a impressão dele (com o q ficou pra ele), a psicanálise houve esse sonho com o q guardei na memória, e a partir daí, começa a me questionar, a me fazer pensar se aquilo tem algum sentido quando comparado com o q estou vivendo no momento. Algumas figuras dos sonhos são universalmente aceitas.

Ato falho: é o erro; é a troca de 1 palavra por outra, aparentemente 1 engano, mais o Freud questiona o pq do ato falho e o pq daquela palavra e não outra; Qdo Freud identifica o ato falho ele vai para associação livre. .

As três são técnicas interpretativas para acessar o inconsciente

Qdo interpretamos o ato falho, nos tornamos consciente do pq q aquilo se deu, e esse é o processo do auto conhecimento. Para chegar nisso, é preciso de 1 escuta atenta, ou seja, estar ligado no q o outro esta dizendo, processando o q ele esta falando naquele momento, ou o q ele falou em sessões anteriores, buscando entender a forma de comunicação, o jeito com q essa pessoa lida com os conflitos do dia-a-dia.
Existem 2 formas de nos comunicarmos:
1. Através do discurso manifesto: é aquilo q o pcte diz de forma consciente.
Ex: perguntam-me se estou bem, digo q não, estou chateada, bati o carro – é um manifesto.
Ex: eu tenho sede
2. Discurso latente: é a emoção contida num discurso consciente. É o discurso q esta atrás do q é dito, é o q eu gostaria de dizer mais não disse, não é expresso, é inconsciente, vem de inúmeras formas: achando q se esconde a emoção q esta por trás; falar coisas desencontradas (falar demais), mostra um nível de ansiedade muito gde. O verdadeiro discurso latente é inconsciente, mais existem os fabricantes (ex: discurso dos políticos).
Ex: perguntam-me se esta tudo bem, digo q sim, mais na verdade não esta tudo bem.

O aparelho psíquico está intimamente relacionado com o sistema límbico que é o centro de emoção e de prazer. Toda vez q passamos por experiências de afeto ou desafeto, esse sist é ativado.
Ap psíquico - não é o sist, mais vai estar relacionado

Um dos mecanismos de defesa é não saber o q tem dentro de nós.

O ap psíquico vai ser definido como 3 sistemas interdependentes, um esta sempre se relacionando com o outro:
1 consciente: é a nossa consciência psicológica
2 pré-consciente
3 inconsciente: massa imensa de conteúdos emocionais q sempre tem movimentos, isso gera movimento tanto consciente qto inconsciente.
Existem zonas de interdependência entre eles, ainda q o conteúdo deles seja muito diferente. Desses 3, o > conteúdo é do inconsciente, ele é ilimitado, nunca vamos ser capazes de conhecê-los por inteiro.
O inconsciente é a figura q define a psicologia, q é o dente do tritão (deus do mar); antigamente se comparava o inconsciente ao mar, pq se acreditava q o mar não tinha fim, e ele é fluídico e tem movimento, nunca pára de se movimentar.
Esses 3 sistemas tem movimento (chamados libidinais) o tempo inteiro, o tempo inteiro estamos em movimento psíquico.
Quem tem muito aparelho psíquico se equipara ao mar, quem tem pouco se equipara a 1 xícara de café, são pessoas razas, ou não desenvolveram nunca, ou nasceram sem a capacidade de fazer 1 mergulho em si próprio.
Cada um dos aspectos do ap psíquico vai ter uma dinâmica (mov em forma de ação) diferente.