Sites Grátis no Comunidades.net

TuRmInHa dA FiSiO



Total de visitas: 126282
SAÚDE MENTAL - 31/08

SAÚDE MENTAL
31.08.06

No séc XIII a psicologia nasce como ciência, e toma corpo de fato no séc IX com os gdes pensadores da época.
A loucura na Pré-História era considera uma crise no sist mágico-religioso, e se considerava o louco como possuído por espíritos. Acreditava-se que a loucura estava na cabeça, por isso faziam à trepanação, esperando q os espíritos saíssem. Aqueles q não morriam, acabavam ficavam calmos pq era lesado o lobo frontal q é responsável pelo comportamento.
Na pré-história as pessoas eram tratadas com grupos terapêuticos, eles fumavam, bebiam, ingeriam drogas, usavam musica rítmica e movimento (sessão catártica), muito parecido hj em dia com os grupos religiosos. Qdo o médico inspirado achava q isso não era suficiente, faziam-se sacrifícios aos Deuses para aquela pessoa.
No Egito a saúde mental era vista como 1 equilíbrio de forças interna e externas; o homem tinha q viver num equilíbrio de humores para não adoecer. A dça estava ligada com a relação desse equilíbrio de forças internas e externas e com o universo.
Quem cuidava da saúde eram os sacerdotes; teria q haver a integração (harmonia) entre os fatores psíquicos (alma de anima), físicos (corporais), e os espirituais – visão holística/global. Para q ocorresse essa integralidade do ser humano eles usaram algumas técnicas, especialmente a interpretação dos sonhos.
No Egito antigo os sonhos tinham haver com a revelação da vontade de um Deus, ou através dos sonhos das pessoas os sacerdotes conseguiam saber se a pessoa estava ou não doente, isso pq o sonho refletia o estado de ânimo do individuo.
Do Egito temos o primórdio da psicanálise; a psicanálise da conta de descobrir nossas coisas internas através dos sonhos.
Os significados dos sonhos não são universais - a interpretação dos sonhos tem haver com a nossa biografia pessoal (nossa forma de encarar o mundo); o sonho é 1 entidade q ainda não se explica. Temos q buscar o significado dos sonhos para nós.
O sonho vem como linguagem.
O sonho só acontece na fase REM do sonho (essa fase tem q durar 40’); pessoas q não conseguem se lembrar do sonho ou não conseguem ter o sonho REM, ou tiveram uma educação muito rígida.
Os gregos vão fazer 1 interpretação diferente da loucura; os gregos vão chamar de louco aqueles q tinham 1 expressão de fúria, ou a possessão (a pessoa deixava de ser ela mesma para ser outra pessoa).
Achavam q isso acontecia com os loucos pq 1 Deus possuía, e td loucura era culpa dos Deuses. Por isso eles abandonavam, ou esses loucos eram trancados em casas, às vezes geravam remédios de plantas como ungüento para (não sei – olhar no xérox), ou eram protegidos pq a loucura não é culpa do individuo, por isso não pode ser punido legalmente. Tb eram tratados com rituais de purificação. Os médicos gregos diziam que somos saudáveis se temos equilíbrio entre os 4 humores:
1. sangue
2. Bile negra: é a secreção hepática
3. Bile amarela: linfa intestinal
4. Fleuma: ares pulmonares

Esses 4 humores tinham q estar equilibrados, dessa forma o individuo seria saudável. Cd humor tinha haver com 1 qualidade da natureza:
1. sg – calor (1 pessoa com pouco sg era 1 pessoa fria; com muito sg - quente
2. Bile negra – climas frios
3. Bile amarela – umidade
4. Fleuma – características secas da natureza

Isso gerava 1 tipo de caráter; quem tinha os 4 humores equilibrados era 1 pessoa tranqüila, mas quem tinha a carência ou o excesso de1 deles tinha 1 jeito de ser na vida:
1. Quem tinha muito sg, virava o tipo sanguíneo – é o homem ou mulher vulcão; é avermelhado, com energia mais na parte de cima do corpo, palmas das mãos vermelhas, é a pessoa q explode de repente
2. O individuo com excesso de bile negra era o individuo colérico, ou seja, é o bravo, marrudo, q td reclama; os homens são mais coléricos q as mulheres
3. Bile amarela, é o individuo melancólico, mais inchado, tem 1 ritmo de vida mais devagar. Serenidade, apatia; é 1 serenidade produzida por um marasmo emocional.

Como a alteração de cd 1 desses humores levava a estado de loucura, eles tratavam com purgantes e sangue-sugas,ou seja, tiravam o q estava em excesso.

Os filósofos consideravam a loucura de forma diferente dos médicos; psique é 1 força q mantém o ser humano em coesão, organizado (tudo no seu devido local), sempre em movimento.
- Isso era uma desintegração dessa força;
- Heráclito dizia q é 1 divisão de corpo e alma; qdo a alma sai do corpo o individuo enlouquece.
- Platão diz q a loucura pode ser divida em 4 característica:
1. o louco profeta: é o entusiasmo em transi (ex: é o individuo q prega no centro da cidade)
2. o louco telestético:é a liberação das necessidades instintivas e coletivas; qdo entro no transe levo o grupo a 1 determinada ação
3. o louco poeta: os artistas têm moral e realidade diferente do cotidiano (ex- vera fischer)
4. o louco herótico: os indivíduos q usavam a sexualidade como forma de expressão de 1 alteração social (ex: para o Platão o homossexualismo era loucura; e os heterossexuais q buscavam a satisfação em exagero ou em abstinência, ou usando outros seres, q não os humanos para se satisfazerem)

O q a civilização romana nos traz?
1. Freud definia a libido como desejo sexualizado, e não sexual, é a nossa vontade na vida- energia libidinosa. O Cícero diz q é 1 desejo violento, mas tb dizia q adoecíamos pq o desejo violento causava dça de alma, e era ocasionada por 1 defeito de juízo. Isso quer dizer q o louco tinha 1 dificuldade de valor, juízo
2. o louco devia ser educado, e não punido, isso pq ele não sabe fazer 1 julgamento (ele deve ser ensinado)
3. os romanos acreditavam q o louco não era responsável pelo seus atos, então nasce a psiquiatria romana q é um direito romano q impera na maioria da América Latina. Para eles, a família cuidava do seu louco, só q a mesma não queria os loucos dentro de casa por isso construíam porão e trancavam os loucos sem alimento. A partir dessa situação o Estado faz os guardiões legais.
Como isso não era adequado para a sociedade na época, os Soranos 2 séculos depois propõem as 1º casas para cuidar dos loucos. No sec 1º depois de Cristo, os primórdios dos manicômios nascem, eram instituições q tinham por característica:
- eram casas calmas: eles sabiam q a 1º coisa pro louco melhorar era afastá-lo da família.
- as visitas da família eram limitadas
- usavam o teatro para fazer com q o louco expressasse sua loucura de modo organizado. Usavam a tragédia para os maníacos, muito agitados (davam para ele o q ele precisava), e para os melancólicos, a comédia. Obrigavam os loucos a participarem do seu oposto.
O Moreno fazia ao contrário, ele dá para o melancólico a tragédia, e para o maníaco a comédia, ele choca o indivíduo com o q ele mesmo faz.

Na Idade Média quem domina o mundo ocidental são os cristãos (igreja católica); a igreja estava em expansão, e para isso a melhor forma era impedir o questionamento.
A igreja na expansão, querendo levar a palavra de Cristo para td o mundo, impede as pessoas de ler, escrever, conhecer – Período das Trevas
O q era perfeito naquela época era a alma, pq a mesma era reflexo de Deus; Deus é perfeito, a alma era de Deus, a alma era perfeita. Portanto a loucura só podia estar no corpo q é imperfeito e não na cabeça (pq ela pertencia a Deus).
O homem só começa a mudar a partir do séc XIV, com o Feudalismo.
A partir dessa gde repressão católica, as pessoas vão adoecendo cada vez mais.É a partir do estabelecimento das cidades e do controle econômico q o individuo começa a crescer no mundo ocidental; no séc XII com o Iluminismo começa a se separar a psiquiatria da medicina e a psiquiatria se desenvolve em psicologia na tentativa de explicar aquilo q acontecia com a mente humana.

A partir do séc IX com a chegada do Freud a psicologia se desenvolve.

O louco hj em dia é internado pro 2 motivos:
1. qdo o indivíduo não consegue ter nenhuma relação com a família, ou por atitudes inadequadas q coloquem em risco ele ou a família
2. qdo ele coloca em risco a pp vida.

Os indivíduos com surtos de loucura são internados nas alas dos hospitais psiquiátricos.

Os loucos q estão adaptados á sociedade continuam a viver normalmente.

A loucura é uma questão de grau, é cd vez mais uma expressão de insatisfação na sociedade, onde o avanço da sociedade leva ao homem assumir comportamentos q ele não consegue aceitar, se tornando cd vez mais louco.

Catarse: quebra; alguma estrutura interna depois de 1 experiência emocionalmente imp muda o comportamento da pessoa.